terça-feira, 28 de maio de 2013

Condolências e homenagem a Daniel de Sá


CDU SANTA MARIA PROPÕE NOVAMENTE
ATRIBUIR A DANIEL SÁ O NOME DA RUA ONDE VIVEU

                                              
Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de um dos maiores escritores açorianos da actualidade, Daniel de Sá.
Assumido mariense, por ter passado os anos mais importantes da sua formação humana em Santa Maria, Daniel dedicava à Ilha o amor que ficou gravado no seu livro Santa Maria- a ilha Mãe. Daniel de Sá viveu, com os pais e a irmã, numa pequenina casa no lugar de Santana, neste momento em ruínas.
A CDU Santa Maria, lamenta, uma vez mais, que a Ilha-Mãe não tenha prestado em vida do escritor a homenagem que merece dando o seu nome à pequena rua onde viveu. Tal não aconteceu porque a proposta, nesse sentido, apresentada pelo deputado municipal da CDU em Fevereiro de 2010, foi rejeitada pelos outros partidos representados, invocando o argumento que “há outros escritores marienses que merecem tanto ou mais que Daniel de Sá” e porque para ser decidido a que ruas se atribuírem nomes seria necessária a constituição de uma Comissão de Toponímia.
Acontece que passados que são três anos e três meses a comissão não existe e a homenagem a Daniel de Sá, a acontecer, não será feita em vida do autor. Quando a politiquice se sobrepõe à política e à sensatez o tempo passa e as coisas acabam por não serem feitas ou serem-no fora do tempo. Apesar disso, a CDU irá apresentar novamente à Assembleia Municipal de Vila do Porto uma proposta para homenagear condignamente Daniel Sá.
A CDU de Santa Maria, apresenta à família do autor condolências e mais uma vez lamenta o desaparecimento prematuro deste grande vulto das letras açorianas.


A Coordenadora da CDU Santa Maria
Ana Loura


Vila do Porto, 28 de Maio de 2013