quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Foi no dia 23 de Outubro.

Que decorreu a tomada de posse do novo elenco camarário e Assembleia Municipal de Vila do Porto. Na foto, o Deputado Municipal da CDU, no momento da assinatura da acta.
No mesmo dia, decorreu a primeira sessão da Assembleia Municipal onde decorreu a apresentação e votação das propostas para a constituição da Mesa da Assembleia Municipal e Comissão de Análise Prévia.
Após proposta do PSD, que mereceu o voto unânime, para a Mesa da Assembleia foram eleiros os Deputados Municipais Paulo Parece (Presidente), Mauro Ferreira (1ª Secretário) e Rui Curado (2ª Secretário).
No que se refere ás propostas para a constituição da Comissão de Análise Prévia, foram apresentadas e discutidas as do PSD (4 Deputados do PSD + 2 do PS + 1 da CDU) e do PS (4 do PSD + 3 do PS + 1 CDU ou 5 do PSD + 3 do PS + 1 da CDU).
Acabou por ser aprovada por maioria a proposta do PSD, com os votos a favor contra do PS.
Foto: Fotopepe

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resposta do Governo Regional dos Açores.

Ao requerimento apresentado pela representação parlamentar do PCP-Açores, o Governo Regional dos Açores, respondeu no passado dia 21 de Outubro.
.
REQUERIMENTO DO PCP-AÇORES
.
O Aeroporto de Santa Maria representou e continua a representar um importante equipamento para apoio à aviação comercial.
Sendo uma infra-estrutura gerida por uma empresa pública está sujeita às estratégias empresariais definidas centralmente, sendo que nem sempre as opções tomadas têm em devida conta a relevância que o Aeroporto de Santa Maria tem para a economia mariense e mesmo para a economia regional, considerando que os serviços de handling são prestados pela SATA.
Mas nem só a estratégia empresarial, que a prazo visa a privatização da ANA, tem prejudicado o potencial económico do Aeroporto e a oferta de postos de trabalho, directos e indirectos, também a Região tem interferido negativamente na gradual e paulatina retirada de importância e valências àquela infra-estrutura aeroportuária.
A Representação Parlamentar do PCP Açores, não pretende fazer, através deste instrumento Regimental uma resenha histórica dos factos que, desde os governos do PSD até à actualidade, têm vindo a retirar de forma artificial a importância que a própria geografia confere ao Aeroporto de Santa Maria.
Sabemos que os avanços tecnológicos dotaram a aviação comercial de meios que dispensam o apoio técnico e logístico que conferiram relevância a Santa Maria, quer através do Centro de Controlo Oceânico, quer enquanto placa giratória, quer ainda como base privilegiada de escalas técnicas, todavia, ainda que noutra dimensão, a importância do Aeroporto de Santa Maria e da NAV mantêm-se e constituem um factor social e económico que não pode ser desvalorizado nem desbaratado em nome da estratégia da privatização de empresas públicas.
A Representação Parlamentar do PCP Açores, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita ao Governo a seguinte informação:
1. Quantas escalas técnicas são, em média, efectuadas no Aeroporto de Santa Maria?
2. Qual o valor realizado pelo handling da SATA pela cobrança de serviços prestados às escalas técnicas?
3. Quantos postos de trabalho directos dependem do funcionamento do aeroporto (ANA, SATA, PSP, GNR, Segurança, Limpeza, e outros)?
4. Qual a posição do Governo Regional sobre uma eventual decisão que retire condições operacionais ao Aeroporto de Santa Maria para oferecer serviços às companhias aéreas que necessitam de efectuar escalas técnicas, ou decisões que criem obstáculos administrativos e/ou financeiros às companhias aéreas e que as levem a procurar aeroportos alternativos, dentro ou fora da Região?
Horta, 17 de Setembro de 2009


O Deputado Regional do PCP
Aníbal Pires

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comunicado à Comunicação Social de Santa Maria





Resultados eleitorais das eleições para os orgão aos quais a CDU- Santa Maria concorreu


Texto do comunicado:

Senhoras e senhor jornalistas

A CDU de Santa Maria com base nos resultados das eleições Autárquicas do passado dia 11, tem o prazer de referir que o número de votos nas listas da CDU duplicou no que se refere à Câmara Municipal, triplicou para a Assembleia Municipal e quase duplicou para a Assembleia de Freguesia de Vila do Porto. Apesar dos recursos em material de campanha e financeiros reduzidos fizemos uma campanha diferente, sem agressões verbais, sem falsas promessas, sem recurso a manipulações. A eleição de um Deputado Municipal e a quase eleição do segundo, é um acontecimento inédito na história da CDU de Santa Maria. A forte bipolarização PSD/PS, o receio de não se conseguir a mudança desejada não elegendo o cabeça de lista do PSD como presidente da Câmara Municipal, o que aconteceu por maioria absoluta, penalizou fortemente a nossa candidatura à Câmara que por pouco não elegeu o nosso cabeça de lista, o Professor Daniel Gonçalves pela diferença apenas de cerca de 40 votos.

A postura da CDU não será alterada, seremos quer na sociedade mariense em geral como na Assembleia Municipal a voz que apoiará o que for de ser apoiado para bem de Santa Maria, proporemos todas as promessas que constam no nosso programa eleitoral e exigiremos que o programa da maioria seja cumprido.

Queremos agradecer à vereação cessante toda a abertura para nos receber sempre que solicitámos. À vereação recém eleita desejamos os maiores sucessos para o bem da nossa ilha.

Podem contar, como sempre, com a CDU, porque sempre estivemos e estaremos com e por amor à ilha de Santa Maria.

Obrigada



domingo, 11 de outubro de 2009

A sorte está lançada

Hoje termina uma grande aventura. Fizemos uma campanha humilde, pequenina. Chegamos longe porque chegamos ao fim. Não fomos muitos mas fizemos mais do que estávamos à espera. Ouviram-nos e sobretudo ouvimos os outros.
Estou feliz por tudo o que passámos.


Obrigado a todos!


HONESTAMENTE: o menos importante há-de ser o resultado.

Um abraço, Daniel.

sábado, 10 de outubro de 2009

Com amor e com...humor



Fotos: Ana Loura

Pequena nota para quem não for de Santa Maria: César, Presidente do Governo Regional, veio na Quarta feira dar "uma mão" a Nélia Figueiredo e correu as casas do aeroporto a dizer a quem lá vive que irá entregar-lhes as casas pelo valor simbólico de 5 euros, ao que se diz. Ora nem acordo assinado ainda há com a Ana...enfim...muito baixo desce quem está com medo de não ganhar as eleições.


Não me surpreendeu de forma alguma a postura de Daniel Gonçalves nesta campanha eleitoral, participativo, assumindo por inteiro a responsabilidade que aceitou quando disse sim ao projecto da candidatura da CDU à Câmara Municipal de Vila do Porto. Daniel Gonçalves distinguiu-se pela positiva no debate transmitido pela RTP não entrando em ataques pessoais, sendo cordato, educado, tranquilo. Foi aplaudido por muita gente que se lhe dirigiu a dar os parabéns, gente de todas as candidaturas, gente sem partido, gente que ainda não tinha decidido em quem votar até aquele dia. Mas alguns, mais “exigentes”, que queriam ter visto “sangue”, disseram que ele não tem estatura para líder, que lhe faltava qualquer coisinha. Eu pensei: eles que esperem… Ontem no debate transmitido em directo pelo ASAS Daniel, sempre sereno, sempre sem levantar o tom de voz, mas firme, apresentou propostas quando era para as apresentar, contestou o que era de contestar, rebateu quando era de rebater, não “se ficou” quando chamado de mentiroso, mas sempre com o ar doce de quem sabe o que quer, de quem está certo de que o futuro está ganho porque a razão está com ele. Daniel Gonçalves fez render cada segundo que teve para intervir e apresentou o seu projecto, o projecto da CDU. Não lhe faltaram abraços à saída do estúdio do ASAS. Abraços de todas as cores políticas. Daniel tinha ganho o debate.


A campanha termina à meia-noite de hoje e o lema principal da candidatura de Daniel Gonçalves, da candidatura da CDU continua a ser POR AMOR à terra em que vivemos e como vemos pela fotografia também com muito humor!


É com grande orgulho que agradeço publicamente a disponibilidade que todos os integrantes das listas tiveram em as integrar. Não é fácil assumirem-se simpatias em terras pequenas como a nossa.


Ao Marco afirmo que se ele não for eleito é uma tremenda de uma injustiça por um lado e será uma menos valia para a Assembleia Municipal. Ele merece pelo todo o seu trabalho no blog, pela atenção permanente que dispensa aos assuntos da Ilha e a Ilha e os marienses também merecem que ele lá esteja pois será sempre um defensor do progresso sustentado da Ilha. Mas eu confio no bom senso dos marienses e o Marco na primeira sessão da Assembleia estará lá para assinar o compromisso de honra e assumir o seu lugar de Deputado Municipal.


Como costumo dizer: Amanhã há mais. A vida política em Santa Maria não se esgota com a eleição de Domingo. Nós, CDU, continuaremos sempre a intervir. Contem connosco, sempre com amor e com…humor.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Assembleia Municipal de Vila do Porto


As tarefas fundamentais da Assembleia Municipal são fiscalizar e acompanhar a Câmara Municipal o seu trabalho, aprovar o seu plano de actividades, autorizar a prática por parte das Juntas de actos da competência da Câmara, aprovar posturas e taxas.

Marco Coelho, já deu provas pela sua intervenção como cidadão que pode contribuir mais estando na Assembleia Municipal de Vila do Porto para que Santa Maria seja melhor do que é.

Vota no Marco Coelho para a Assembleia Municipal. Vota CDU

sábado, 3 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vota com confiança, Vota CDU.

Hoje pelas 20h35 na RTP-Açores, não perca o debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Vila do Porto. Recordo que diariamente, na rádio do Clube Asas do Atlântico, são emitidos os tempos de antena. Ouça-nos !!!