quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ainda sobre a falta de Combustível em S.Maria

REQUERIMENTO

A importância e historial do Aeroporto da ilha de Santa Maria são bem conhecidos. A sua específica localização geográfica, as suas infra-estruturas físicas e, sobretudo, a capacidade técnica dos seus recursos humanos, permitiram que tenha assumido, no passado, uma importância ímpar no contexto dos transportes aéreos no Atlântico e que continue, ainda hoje, a ser um ponto fulcral para escalas técnicas e outros serviços a aeronaves.
Traz, por isso acrescidos benefícios para a ilha de Santa Maria e para o conjunto da Região e deve, portanto, ser valorizado e potenciado.
O esgotamento do combustível para reabastecimento de aeronaves neste aeroporto, recentemente ocorrido, contraria directamente estes objectivos. Também não parece aceitável que a solução para o problema demore ainda dez dias, comprometendo o desenvolvimento normal das operações aeroportuárias, ainda para mais num momento em que o tráfego neste aeroporto aumento significativamente devido aos transportes de auxílio de emergência para o Haiti.
Esta situação constitui um grave erro de gestão e uma subvalorização intencional do aeroporto de Santa Maria e dos seus meios, resultando num grave perda para a Região, quando não mesmo num prejuízo para as operações de socorro ao povo haitiano.
Embora a administração do aeroporto esteja cometida à ANA Aeroportos, SA, não pode o poder regional alhear-se da relevância, nem deixar de assumir uma postura de exigência para com aquela empresa no sentido de garantir uma gestão que desenvolva e valorize as potencialidades daquele equipamento.

A Representação Parlamentar do PCP Açores, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis solicita ao Governo a seguinte informação:
- Qual a entidade directamente responsável pela gestão do stock de combustível no Aeroporto de Santa Maria?
- Quais as razões que assistem a este esgotamento e à demora na sua reposição?
- Que atitude irá tomar o Governo Regional para que a ANA Aeroportos, SA resolva rapidamente este problema e tome medidas para impedir que a situação se volte a repetir no futuro?


18 de Janeiro de 2010
O Deputado Regional do PCP

Aníbal Pires

Sem comentários: