terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sobre o atraso da reposição de Jet A1.

Aníbal Pires, Deputado do PCP Açores no Parlamento Regional, criticou, hoje à tarde em Vila do Porto, o facto de o navio que supostamente vem reabastecer os depósitos de combustível aeronáutico do Aeroporto de Santa Maria, trazer apenas meia carga, transportando 2 milhões e meio de toneladas de jet-fuel, metade da quantidade normalmente transportada, de acordo com informações tornadas públicas.
A chegada deste navio, que aguarda ainda a melhoria das condições climatéricas para atracar em Vila do Porto, não vem afinal resolver a situação e é de esperar que se esgote rapidamente, pois nem sequer é suficiente para repor a reserva mínima do aeroporto, que é de 4 milhões de toneladas.
Apesar das declarações apaziguadoras e sem qualquer efeito prático, por parte da GALP e do Governo Regional, tudo indica que a situação de carência de combustível se vá arrastar, acentuando a perda de escalas técnicas, com graves consequências financeiras e prejudicando o prestígio do aeroporto de Santa Maria. Neste contexto, também o silêncio da ANA Aeroportos, é difícil de compreender, uma vez que esta empresa é a responsável pela gestão do aeroporto.
Aníbal Pires assinala que esta atitude de desresponsabilização por parte da ANA e da GALP demonstra uma vez mais a sua estratégia de desvalorização do Aeroporto de Santa Maria, o que prejudica objectivamente os interesses dos Açores.
Foi nesse sentido que a Representação Parlamentar do PCP Açores apresentou no Parlamento Regional um Projecto de Resolução para que o Governo desenvolva os esforços necessários junto da ANA e do Governo da República, no sentido de que estes travem esse processo e tomem as medidas necessárias para valorizar e tornar mais competitivo o aeroporto de Santa Maria.

Vila do Porto, 26 de Janeiro de 2010

Aníbal Pires

Sem comentários: